Hoje em dia, o segmento de cafés especiais representa cerca de 12% do mercado internacional da bebida. Mas você sabe do que se trata os cafés especiais? Fica ligado que a gente te conta.
Os cafés são classificados de acordo com uma ampla gama de conceitos, que vão desde características físicas, como origem, variedade, cor e tamanho, até preocupações de cunho ambiental e social, como os sistemas de produção e as condições de trabalho.
Atualmente, o valor de venda para a maior parte dos cafés diferenciados tem um sobrepreço que varia entre 30% e 40% a mais em relação ao café convencional. Para o café ser considerado especial, ele deve ter alguns atributos físicos e sensoriais superiores ao padrão. As principais categorias de cafés especiais são:
- Café de origem certificada: relacionado às regiões dos plantios, pois alguns atributos de qualidade estão diretamente relacionados ao local onde o café é cultivado.
- Café gourmet: grãos de origem arábica de alta qualidade.
- Café orgânico: quando os grãos são cultivados exclusivamente com fertilizantes orgânicos e o controle de pragas e doenças é feito biologicamente.
Pensando nesse consumidor mais exigente, os produtos Icatril são certificados pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) com o Selo de Pureza, o Programa de Qualidade do Café e Cafés Sustentáveis do Brasil. Além disso, o Selo Orgânico garante que o Café Cajubá Orgânico não passa por tratamentos artificiais ou químicos.
Agora que você já sabe o que são os cafés especiais, basta escolher o que mais se adequa ao seu perfil clicando aqui para conhecer os nossos produtos.
Fonte: Academia do Café